terça-feira, 7 de junho de 2011

Porque Juiz de Fora foi considerada a Manchester Mineira.

Um salto econômico foi o que se viu em Juiz de Fora a partir de 1870 , indo até as primeiras
décadas deste século. Foram muitos os empreendimentos e as conquistas.
Em 1870, a cidade tem seu primeiro telégrafo , o seu primeiro jornal , abre-se o Banco Territorial Mercantil de Minas... O desenvolvimento não pára por aí. Continuamos avançando: são construidas as ferrovias Dom pedro II e Dona Leopoldina. Os bondes e o telefone chegam em 1880. Em 1889 é a vez da instalação do Banco de Crédito Real. Mas este ano torna-se ainda mais marcante para a história do minicípio: chega a energia elétrica na América Latina com a fundação da primeira usina hidrelétrica. A realização se deve a Bernardo Mascarenhas , em consequência , as indústrias se multiplicam , principalmente os setores textil e de produção de alimentos. Em 1911 , hávia 58 indústrias em Juiz de Fora. Em 1921 , Já eram 107 estabelecidas.
Tanto desenvolvimento só poderia levar a uma comparação: Juiz de Fora passa a ser considerada a Manchester Mineira . Manchester , a famosa cidade industrial da Inglaterra.
Não era para menos , tínhamos a Fiação e tecelagem Bernardo Mascarenhas , a Fábrica dos Ingleses , a Fiação e Tecelagem Antônio Meurer , a Pantaleone Arcuri e muitas , muitas outras...
A História continua e hoje é o aniversário desta cidade : Manchester Mineira , atual Juiz de Fora .
Parabéns a todos que construíram e continuam construindo nossa cidade!!!!
Parabéns Manchester Mineira!

3 comentários: