terça-feira, 20 de abril de 2010

BRASILEIRAS NA EUROPA MANDAM CARTA PARA DILMA

Dilma,


Com muito orgulho, representamos, aqui, as esperanças e sonhos de milhões de brasileiros espalhados pelo Mundo e segundo dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), existem cerca de quatro milhões de brasileiros vivendo no exterior, sendo a maioria composta por trabalhadoras e trabalhadores que deixaram o País em busca de melhores oportunidades de emprego e renda.
“O direito internacional garante que você possa sair do seu país e voltar a ele, mas não garante o direito de entrar em um outro país. Mesmo que a pessoa tenha visto, é a autoridade migratória que decide se ela entra ou não”. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, ainda que nem sempre eles sejam respeitados, gostariamos de fazer valer nossos direitos! Confiamos na sua competência, na sua força, na sua capacidade, garra e determinação em prol dos brasileiros espalhados pelos quatro cantos da terra. Nós Brasileiros no Exterior queremos instrumentar e ampliar o diálogo entre o Ministério
das Relações Exteriores e as comunidades brasileiras no exterior, e destas entre si. Os Brasileiros no Exterior contribuem com remessas de dinheiro que fortalecem a economia brasileira (Em 2006, imigrantes enviaram 30 milhões de reais ao Brasil). A maior parte dos brasileiros que trabalham no exterior, muitos em situação ilegal, são considerados imigrantes econômicos por especialistas porque o seu objetivo é economizar o máximo possível para melhorar seu padrão de vida no Brasil. Nós Brasileiros no Exterior somos os que mais divulgamos o Brasil pelo mundo a fora.
Divulgamos:
* As Origens,
* As Tradições,
* Os Costumes,
* As Lendas,* Os Monumentos,
* A História,
* A Gastronomia,
* O Turismo,
* Agenda Cultural
Dilma você sabia que...* Milhões imigrantes ou refugiados acabam todos os anos nas garras de organizações mafiosas que os escravizam.
* A OIT afirma que actualmente cerca de 8,4 milhões de crianças são directamente exploradas por redes que se dedicam à prostituição e escravatura.
* Muitas mulheres brasileiras são raptadas, outras são simplesmente iludidas por apromessa de uma vida melhor. O fim para milhões delas é conhecido: a prostituição ou a escravatura.
* O tráfico de seres humanos está amplamente espalhado por toda a União Europeia. Estima-se que cerca de 75 mil mulheres brasileiras sejam exploradas sexualmente na Europa.* Brasileiros vivendo na sombra, os chamados ''ilegais'' , os sem-documentos, os que não tem muita coisa a perder. Todo sem-papéis que sai da sombra se expõe e pode ser expulso a qualquer momento.
* Imigrantes em situação irregular estão sujeitos a uma forte carga discriminatória. Há relatos de jornadas excessivas, baixos salários, atividades perigosas e insalubres e outras formas de exploração.
* O o casamento realizado no exterior pode ser registrado na embaixada/consulados mas no caso de divórcio, o mesmo terá que ser homologado no Brasil pelo Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) e os custos da homologação chega em torno de dois mil euros. Um absurdo!
* Para que o menor possa viajar para o exterior somente em companhia da mãe, será preciso apresentar uma "Autorização de Viagem de Menor" assinada pelo pai, com firma reconhecida em Cartório. Caso o pai não possa ou não queira dar a autorização, deverá ser obtida autorização judicial junto ao Juizado de Menores de sua cidade sendo que fui informada pela Embaixada do Brasil em Berlim que a mesma tem que ser homologada no Brasil.
* Muitos países não reconhecem que nós brasileiros, não precisamos abdicar de nacionalidade brasileira caso naturalizar-se como cidadão de outro país.
* Todo brasileiro maior de 18 anos, mesmo residindo no exterior, deve votar nas eleições presidenciais ou justificar sua ausência. Infelizmente muitos brasileiros que residem no exterior deixam de votar e muitos encontram-se em situação irregular. O prazo para inscrição e regularização de Títulos de Eleitor encerra em 05 de Maio de 2010.

''Viver fora do seu país de origem nem sempre é fácil! É grande o esforço para se adaptar à língua e aos costumes de outros países.''
Nós brasileiros somos um povo misturado: americanos, europeus, africanos, asiáticos. Nós brasileiros temos direito de viver em qualquer lugar do mundo e nem por isso deixamos de ser brasileiros.

Atenciosamente,
Andrea Schilz e Cristina Deustch
Alemanha - http://blog.ptcolonia.de/


Editado(a) por DANIEL PEARL em 19.4.10 0 Dilmistas comentaram

Nenhum comentário: