sábado, 9 de outubro de 2010

Mais da mesma História; A casa do juiz de fora.


A história de Juiz de Fora confunde-se com a história do século XIX mineiro. Situada na Zona da Mata, suas origens remontam à abertura do Caminho Novo. “ A estrada, construída por volta de 1703, servia para o transporte do ouro da região de Vila Rica (Ouro Preto) até o porto do Rio de Janeiro. Diversos povoados surgiram às margens do Caminho Novo, estimulados pelo movimento das tropas que ali transitavam”, afirma a historiadora Virna Ligia Fernandes Braga.
Este é o caso também das cidades de Barbacena e Matias Barbosa, originados graças aos diversos postos oficiais de registro e fiscalização de ouro da região. Outros pequenos povoados foram surgindo em função de hospedarias e armazéns, ao longo do caminho, entre eles o povoado de Santo Antônio do Paraibuna, criado em 1820. Trinta anos depois a Vila passou à cidade e em 1865 recebeu o nome definitivo de Juiz de Fora.

4 comentários:

MOREIRA NETO disse...

Uma verdadeira aula de história, meus parabéns pelo blog!
Abraços e muito sucessooo

Carlos Ferreira disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.

Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.

CAMPEONATO MINEIRO: Sábado, 02/04, às 16 horas, direto de Juiz de Fora, a Rádio Cultura (www.radioculturasd.com.br) transmite Tupi (Juiz de Fora) e América (Belo Horizonte).

Leia mais aqui no BLOG:
www.carlosferreirajf.blogspot.com

Arte Mundi disse...

ola estou divulgando meu blog, se puder seguir http://artemundibrazil.blogspot.com/ fico feliz

Henrique de Moura Paula Pinto disse...

Salve.....beleza de cidade passei 12 anos indo varias vezes a JF.Obrigado pela visita.JF e cidades perto sairam muitos pracinhas (FEB) para a Segunda Guerra. Abraço e volte sempre. Henrique Moura