terça-feira, 20 de abril de 2010

BRASILEIRAS NA EUROPA MANDAM CARTA PARA DILMA

Dilma,


Com muito orgulho, representamos, aqui, as esperanças e sonhos de milhões de brasileiros espalhados pelo Mundo e segundo dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), existem cerca de quatro milhões de brasileiros vivendo no exterior, sendo a maioria composta por trabalhadoras e trabalhadores que deixaram o País em busca de melhores oportunidades de emprego e renda.
“O direito internacional garante que você possa sair do seu país e voltar a ele, mas não garante o direito de entrar em um outro país. Mesmo que a pessoa tenha visto, é a autoridade migratória que decide se ela entra ou não”. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, ainda que nem sempre eles sejam respeitados, gostariamos de fazer valer nossos direitos! Confiamos na sua competência, na sua força, na sua capacidade, garra e determinação em prol dos brasileiros espalhados pelos quatro cantos da terra. Nós Brasileiros no Exterior queremos instrumentar e ampliar o diálogo entre o Ministério
das Relações Exteriores e as comunidades brasileiras no exterior, e destas entre si. Os Brasileiros no Exterior contribuem com remessas de dinheiro que fortalecem a economia brasileira (Em 2006, imigrantes enviaram 30 milhões de reais ao Brasil). A maior parte dos brasileiros que trabalham no exterior, muitos em situação ilegal, são considerados imigrantes econômicos por especialistas porque o seu objetivo é economizar o máximo possível para melhorar seu padrão de vida no Brasil. Nós Brasileiros no Exterior somos os que mais divulgamos o Brasil pelo mundo a fora.
Divulgamos:
* As Origens,
* As Tradições,
* Os Costumes,
* As Lendas,* Os Monumentos,
* A História,
* A Gastronomia,
* O Turismo,
* Agenda Cultural
Dilma você sabia que...* Milhões imigrantes ou refugiados acabam todos os anos nas garras de organizações mafiosas que os escravizam.
* A OIT afirma que actualmente cerca de 8,4 milhões de crianças são directamente exploradas por redes que se dedicam à prostituição e escravatura.
* Muitas mulheres brasileiras são raptadas, outras são simplesmente iludidas por apromessa de uma vida melhor. O fim para milhões delas é conhecido: a prostituição ou a escravatura.
* O tráfico de seres humanos está amplamente espalhado por toda a União Europeia. Estima-se que cerca de 75 mil mulheres brasileiras sejam exploradas sexualmente na Europa.* Brasileiros vivendo na sombra, os chamados ''ilegais'' , os sem-documentos, os que não tem muita coisa a perder. Todo sem-papéis que sai da sombra se expõe e pode ser expulso a qualquer momento.
* Imigrantes em situação irregular estão sujeitos a uma forte carga discriminatória. Há relatos de jornadas excessivas, baixos salários, atividades perigosas e insalubres e outras formas de exploração.
* O o casamento realizado no exterior pode ser registrado na embaixada/consulados mas no caso de divórcio, o mesmo terá que ser homologado no Brasil pelo Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) e os custos da homologação chega em torno de dois mil euros. Um absurdo!
* Para que o menor possa viajar para o exterior somente em companhia da mãe, será preciso apresentar uma "Autorização de Viagem de Menor" assinada pelo pai, com firma reconhecida em Cartório. Caso o pai não possa ou não queira dar a autorização, deverá ser obtida autorização judicial junto ao Juizado de Menores de sua cidade sendo que fui informada pela Embaixada do Brasil em Berlim que a mesma tem que ser homologada no Brasil.
* Muitos países não reconhecem que nós brasileiros, não precisamos abdicar de nacionalidade brasileira caso naturalizar-se como cidadão de outro país.
* Todo brasileiro maior de 18 anos, mesmo residindo no exterior, deve votar nas eleições presidenciais ou justificar sua ausência. Infelizmente muitos brasileiros que residem no exterior deixam de votar e muitos encontram-se em situação irregular. O prazo para inscrição e regularização de Títulos de Eleitor encerra em 05 de Maio de 2010.

''Viver fora do seu país de origem nem sempre é fácil! É grande o esforço para se adaptar à língua e aos costumes de outros países.''
Nós brasileiros somos um povo misturado: americanos, europeus, africanos, asiáticos. Nós brasileiros temos direito de viver em qualquer lugar do mundo e nem por isso deixamos de ser brasileiros.

Atenciosamente,
Andrea Schilz e Cristina Deustch
Alemanha - http://blog.ptcolonia.de/


Editado(a) por DANIEL PEARL em 19.4.10 0 Dilmistas comentaram
GILMAR MENDES ATACA A COMUNIDADE DE BLOGUEIROS




O ministro do STF Gilmar Mendes atacou os blogs em entrevista no You Tube. No fim da entrevista, Gilmar Mendes diz que os blogs trazem desinformação, que não deveriam nem se chamar blogs , seriam "casas de aluguel". O ministro Gilmar Mendes diz que os leitores dos blogs são vítimas dos blogueiros, e que as informações corretas estão sempre nos jornais de grande circulação, na grande mídia. Devagar com o andor ministro Gilmar Mendes, pois tudo que causou indignação da população foi amplamente divulgado pela grande mídia. Nós, blogueiros, não inventamos o habeas corpus do Daniel Dantas, não inventamos o seu desentendimento com o juiz Fausto de Sanctis, não inventamos suas declarações desastrosas publicadas na grande mídia. Não foram os blogs que inventaram um suposto grampo que nunca apareceu, com a pretensa “gravação” divulgada pela Veja (só podia). O povo saiu nas ruas para protestar contra os seus habeas corpus ao Daniel Dantas em todo Brasil, os blogueiros não inventaram isso. Até a grande mídia lhe dedicou críticas em seus editoriais, não foi invenção dos blogs. Não foi invenção dos blogs o que disse o ministro Joaquim Barbosa sobre as suas atitudes e declarações: “Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”. Quem diria, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, vendo-se obrigado ao ataque pessoal ao presidente do STF, Gilmar Mendes, em plena sessão da Corte! Interessante mesmo é que o Gilmar Mendes chama os blogs independentes de "casa de aluguel": será que poderia mostrar as provas de que somos pagos? Por quem somos pagos? Ele acusa, deveria saber, deveria provar o que diz. Mas como chamar a instituição da qual fazem parte juízes que vendem sentenças para criminosos, bandidos, traficantes, políticos? Há vários juízes afastados, outros presos por comprovadamente vender sentenças, por corrupção. Talvez "casa de tolerância"? Ou “covil”? Não fomos nós, blogueiros, que inventamos isso, está nos autos dos processos que a grande mídia já divulgou sobre a corrupção do Judiciário. Por essas e outras, como diz o ministro Joaquim Barbosa, "vossa excelência está mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”. E eu acrescento: vossa excelência, desde do seu primeiro dia como presidente do STF, disse a que veio, e quem servia. Vossa excelência foi plantada no STF por FHC para atrasar o governo Lula, atrapalhar o presidente Lula. Vossa excelência serve com muita galhardia e devoção à oposição feroz e virulenta que empesteia este país.
Jussara Seixas

Editado(a) por Jussara Seixas em 20.4.10 5 Dilmistas comentaram