quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Academia Mineira de Letras;

Fundada em 25 de dezembro de 1909 por um grupo de intelectuais juiz-foranos de elevada cultura e engajamento social, pontificando entre eles Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho, Eduardo de Menezes, Heitor Guimarães, Francisco Eugenio Brant Horta, Amanajós de Araújo, José Rangel, Lindolfo Gomes, Belmiro Braga, Albino Esteves, Francisco Lins, Luiz de Oliveira e Dilermando Cruz, que elegeram os seguintes dezoito membros: Estevam de Oliveira, Bento Ernesto Junior, Mário de Lima, Franklin de Magalhães, Mendes de Oliveira, Aldo Delphino, Nelson de Senna, Diogo de Vasconcelos, Francisco Mendes Pimentel, Alphonsus de Guimaraens, Joaquim José da Costa Senna, Arduino Bolívar, Carlindo Lélis, Carlos Góes, Mario de Magalhães, José Paixão, Augusto Massena e João Lucio Brandão, que completaram o numero de trinta acadêmicos. Para seguirem o modelo francês e da Academia Brasileira, fundada em 1897 por Machado de Assis e seus companheiros, posteriormente esses se reuniram e elegeram mais dez membros para fixarem o número simbólico de quarenta acadêmicos, tal como a Academia Francesa e a Academia Brasileira de Letras. São eles os seguintes: Álvaro da Silveira, Avelino Fósculo, Carmo Gama, Dom Joaquim Silvério de Souza (então bispo de Diamantina), Olympio de Araújo, Francisco Augusto Pinto de Moura, José Eduardo da Fonseca, Gustavo Penna, Aurélio Pires e José Thomaz de Carvalho Brito. Tendo Mendes Pimentel resignado sua cadeira, foi eleito o senhor Navantino Santos para sua vaga. Foi eleito para seu primeiro presidente o confrade Eduardo de Menezes e para secretário o poeta e educador Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho.

Não estranhe o leitor ter sido a Academia Mineira fundada em Juiz de Fora e não em Belo Horizonte, capital do estado. Aquela cidade sulina se encontrava em pleno fastígio político e econômico, sendo inclusive cognominada a “Manchester” mineira pela alta expressão da sua cultura, vida econômica e social; enquanto que Belo Horizonte encontrava-se ainda nos albores da sua auto-afirmação como centro econômico e sócio-cultural do estado. As letras e as artes, como se sabe, sempre estiveram profundamente vinculadas à vida econômica local, uma girando como satélite da outra. Posteriormente, em 1915, a Academia Mineira foi transferida para a capital de Minas, quando esta já adquirira força e expressão econômica e cultural no estado e já havia sedimentado a sua liderança na economia e na cultura montanhesa.

Pelos umbrais da Academia Mineira de Letras já passaram todas as expressões máximas da nossa grei, das nossas letras, cultura , arte e política.
Eu também quero ir.
Gente, o Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim e Luiz Nassif estão organizando o I ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS, que vai acontecer em Brasília, nos dias 21, 22 e 23 de agosto,, como é sabido por todos, somos blogueiros independentes, sem nenhuma ajuda de empresários ou de uma estrutura política. Eu(Cartaxo) e Daniel Bezerra, somos servidores públicos, com muita garra, disposição e sabedoria em fazer política de uma maneira inteligente e inovadora. Será importante a nossa presença nesse I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, contribuindo e aprendendo com a militância e os referidos jornalistas organizadores do evento. Para a concretização da nossa ida a Brasília, só depende da sua contribuição financeira, que será fundamental na compras das passagens e estadia. Todos já sabem da importância do papel do Blog da Dilma na vida política brasileira, um fenômeno, que a oposição e o PIG não suportam. Conto com vocês. Atenciosamente, Luiz Edgard Cartaxo de Arruda Jr. Editor em Fortaleza - cartaxoarrudajr@gmail.comBanco do Brasil - 001 - Agência - 0675-0 - Conta - 40547-7, em nome de Lucas Silva de Oliveira, coordenador financeiro do Blog da Dilma.

Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília
por Conceição Lemes
A ideia do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas nasceu em maio. Sugerida por Luiz Carlos Azenha, foi aprovada durante o lançamento, em São Paulo, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
No final de maio, tivemos uma primeira conversa, da qual participaram o próprio Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa em vários outros blogs.
Resultado: o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é indispensável, imperioso e vai sair, sim.
Tivemos, ontem, a segunda reunião. Foi na sede do Conversa Afiada. Participaram Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Altamiro Borges (do Barão de Itararé e do blog do Miro), Conceição Oliveira (Maria-Fro), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Diego Casaes (Global Voices) e eu (do Viomundo, representando também o Azenha, derrubado por uma tremenda gripe).
Avançamos alguns pontos. Ficou decidido que:
1) O Encontro Nacional de Blogueiros será em Brasília. A opção se deveu a dois motivos: fugir do eixo Rio-São Paulo; os vôos de todas as regiões do Brasil passam por lá, o que facilitará a vida dos blogueiros.
2) Ocorrerá, provavelmente, nos dias 20 (abertura à noite), 21 e 22 de agosto. Como ainda estamos estudando a viabilidade de oferecer ao menos acomodações e passagens, até o início de julho bateremos o martelo sobre a data definitiva.
3)A organização ficará a cargo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
4) Na programação, haverá mesas redondas com palestras de grandes blogueiros do país. Algumas já propostas: os rumos da internet no Brasil; marco regulatório (mesa na qual serão discutidas a legislação atual, a necessidade de aprimorá-la e as tentativas de amordaçar alguns espaços críticos); e experiências de blogueiros de vários estados do Brasil.
5) Haverá, também, oficinas para ensinar blogueiros a otimizarem os recursos da internet. Por exemplo, twitter, produção de vídeos e de rádio web.
6) Realização de painéis, para que blogueiros possam se conhecer, conversar e trocar experiências.
7)Transmissão do evento pela internet. Como há possibilidade de as oficinas ocorrerem simultaneamente, a ideia é gravar todas para que depois possam ser acessadas por todos os participantes e blogueiros de qualquer parte do país. O objetivo é o de que as oficinas se transformem em conteúdo, mesmo.
8) A necessidade de buscar patrocínios, para tornar viável o encontro e ter maior número de participantes.
9) Abertura de uma lista para troca de ideias — por exemplo, sugestão de convidados, programação, oficinas, viabilização financeira, entre outras.
Esses são os primeiros passos, elaborados com ajuda de vocês. A intenção é a de que o encontro não olhe para o próprio umbigo, mas reflita preocupações de blogueiros com os vários sotaques do Brasil. Também pedimos a cada um que nos ajude a aperfeiçoar instrumentos que atendam às necessidades dos blogueiros e dos próprios brasileiros.
Sugestões serão muito bem-vindas. Afinal, o objetivo de todos nós é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas no país.