segunda-feira, 3 de junho de 2013

Juiz de Fora ...

Juiz de Fora
Teve Juiz de Fora a sua origem no arraial do Morro da Boiada; pouco a pouco, porém, foi-se a povoação deslocando para a várzea e foi morrendo aquele arraial, ao passo que, em torno do sobrado do "juiz de fora", surgia a vila de Santo Antonio do Parahybuna, hoje cidade de Juiz de Fora. Foi a vila constituída em sede do município em 1850 e teve os seus foros de cidade por lei nº. 753 de 2 de maio de 1856. O seu nome foi mudado para Juiz de Fora por indicação do deputado provincial barão de S. Marcellino (dr. Marcellino de Assis Tostes), que foi proprietário dos terrenos em que hoje se ergue a cidade.
Juiz de Fora fica situada à margem direita do Rio Paraibuna, em extensa planície, interrompida por uma cadeia de montanhas, a principal das quais é o Morro da Liberdade, com 930 metros de altitude. A cidade fica colocada a 675 metros acima do nível do mar. A população, segundo o recenseamento de 1908, feito pela Municipalidade, era de 28.553 habitantes; hoje deve passar de 30.000.
Essencialmente comercial e industrial, está Juiz de Fora ligada à capital da República e à cidade de São Paulo, pela Central; e fica a poucas horas de qualquer dessas cidades. Conta, atualmente, cerca de 7.000 casas, entre as quais grande número de edifícios públicos de valor. Destes de destacam: o Fórum, a Academia do Comércio, Santa Casa da Misericórdia, Ginásio, estação distribuidora da Cia. Mineira de Eletricidade, grupos escolares, igreja matriz, teatro etc. Contam-se na cidade quarenta e sete ruas e praças, sendo as principais: a Rua Direita com 4 quilômetros de extensão por 33 metros de largura; ruas Santo Antonio, Tiradentes, Serra, 15 de Novembro, Baptista de Oliveira etc.
Dos seus arrabaldes, o mais importante e o de Mariano Procópio, ligado a Juiz de Fora pela Central e por uma linha de tramways elétricos. O serviço de tramwayse de iluminação pública é feito pela Companhia Mineira de Eletricidade. O município dispõe também de boas estradas de rodagem, e, pelas estradas de ferro Central do Brasil e Juiz de Fora e Piau, está em comunicação com várias zonas do estado.
Em Juiz de Fora florescem várias indústrias, entre as quais ocupa o primeiro lugar a de tecidos, que inclui grandes fábricas, tais como: Cia. Fiação e Tecelagem Industrial Mineira, Tecelagem Mascarenhas, Fiação e Tecelagem Moraes Sarmento etc. As outras indústrias compreendem fábricas de massas alimentícias, refinações e açúcar, laticínios, gelo, tintas de impressão e de escrever, cervejarias, curtumes, fundições etc. Juiz de Fora é uma das cidades mineiras em que a indústria está mais bem representada.
O comércio tem grande desenvolvimento e conta considerável número de firmas importantes com estabelecimentos variados e bem supridos, para atender às necessidades da população.
As instituições de caridade, beneficência e recreativas são numerosas, entre elas: a Santa Casa de Misericórdia, de admirável organização, muito bem aparelhada em todos os seus serviços; Asilo João Emilio, para órfãos; Liga Mineira Contra a Tuberculose; Associação Garantia das Famílias; Sociedade Beneficente de Juiz de Fora; Associação Comercial; Club Sportivo Internacional e outras mais.
A imprensa é representada por três diários: O Pharol, o Correio de Minas e oJornal do Commercio, e vários periódicos, entre eles Minas EspiritaInnominavel, o Sarilho etc.
O município de Juiz de Fora, o mais importante da zona da Mata, compõe-se de 15 distritos e tem uma população total de 85.450 habitantes. É administrado por uma Câmara Municipal composta de 13 vereadores. O atual presidente da Câmara é o dr. Antonio Carlos Ribeiro de Andrade, nascido em Barbacena a 5 de setembro de 1870 e formado em Direito pela Faculdade de São Paulo, foi eleito para aquele cargo em 1908 e deputado federal em 1911.
A lavoura, no distrito da cidade, ocupa uma área de cerca de 800 alqueires em cafezais, a 3.700 pés de café por alqueire. A produção foi, em 1905, de 400 alqueires de milho, 80 de feijão e 20 de arroz, havendo nesse ano uma área de 100 alqueires em canaviais.
As raças de gado no município compreendem as seguintes: caracu, zebu, chua, holandesa, suíça; e as de porcos são: Yorkshire, canastrão, Berkshire e outras. As fazendas do município são numerosíssimas e importantes.
A instrução no município é representada por institutos estaduais, municipais e particulares, compreendendo os primeiros 3 grupos escolares; as escolas municipais são em número de 30 com 959 alunos matriculados. A instrução particular é ministrada por vários estabelecimentos reputados, entre eles: a Academia do Comércio, o Ginásio Grambery, o Colégio Mineiro e outros mais.
Juiz de Fora é a sede de uma importante instituição literária: a Academia Mineira de Letras, fundada em 25 de dezembro de 1909 e que se compõe de 40 cadeiras, ocupadas pelos nomes mais conhecidos nas letras, no estado. A Academia tem como presidente honorário o dr. Augusto de Lima e presidente efetivo o dr. Eduardo de Menezes.
Juiz de Fora é também dotada de uma estação meteorológica e de um Posto Zootécnico e em poucos anos terá instalada, na Graminha, uma poderosa e moderna usina siderúrgica.
Dr. Antonio Carlos - O dr. Antonio Carlos, presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, estudou na Faculdade de Direito de S. Paulo, onde se bacharelou em 1891, tendo feito um curso brilhante. Foi promotor de Ubá e juiz em Palma. Em sua mocidade, dedicou-se ao jornalismo. Entrando na política do Estado, depois de sua formatura, ocupou, no governo do sr. Francisco Salles, os cargos de secretário das Finanças e, depois, prefeito de Belo Horizonte. Consultor jurídico de nomeada, o dr. Antonio Carlos é uma das figuras em destaque no estado de Minas, que representa no Senado Estadual.
Dr. Oscar Vidal - O dr. Oscar Vidal, filho do coronel Manoel Barbosa Lage, nasceu em Juiz de Fora em 1869. Estudou primeiramente nessa cidade e depois foi para a América do Norte, onde fez o curso de Agricultura na Academia de Amherst, formando-se em 1891. Voltando a Juiz de Fora, dedicou-se,por algum tempo, à lavoura; depois, dedicou-se ao jornalismo e abraçou a carreira política. Foi eleito vereador de Juiz de Fora em 1905 e reeleito em 1907; em 1905, foi eleito vice-presidente da Câmara Municipal. Tem ocupado a presidência, por várias vezes, no impedimento do dr. Antonio Carlos, o que se dá justamente na presente época.
Dr. Francisco de Paula Ferreira e Costa - O dr. J. de Ferreira e Costa é juiz de Direito da Segunda Vara e tenente-coronel honorário do Exército, distinção esta que recebeu no governo do marechal Floriano Peixoto. Nasceu em 183 em Lavras, Minas Gerais. Cursou a Faculdade de Direito de S. Pulo, formando-se em 1861. No regime monárquico, foi deputado e juiz municipal; e depois do advento da República foi delegado de Polícia em Juiz de Fora e juiz de Direito, primeiramente em S. João d'El-Rei (1892) e desde 1898 na cidade de Juiz de Fora. Em Juiz de Fora é também proprietário muito considerado.
Dr. Francisco de Campos Valladares - O dr. Francisco de Campos Valladares é filho do dr. Benedicto Cordeiro de Campos Valladares e nasceu na Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro, em 1876. É bacharel em Ciências e Letras pelo antigo Colégio D. Pedro II, hoje Ginásio Nacional. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de São Paulo em 1894; foi procurador público no município de Pomba e também em Juiz de Fora.
Advogado de nomeada, tem o dr. Valladares sido eleito deputado ao Congresso Estadual em três legislaturas sucessivas. É proprietário e redator-chefe de uma das folhas mais importantes do estado de Minas Gerais e ainda um dos principais proprietários do jornal O Pharol, também de Juiz de Fora.
O dr. Valladares é importante capitalista e proprietário de casas, terrenos etc.; tem uma fazenda no estado do Rio de Janeiro, município da Paraíba do Sul, denominada Paciência de Matosinhos, com 430 alqueires e 400 pés de café, a qual produz, em média, 10.000 arrobas por ano. Dispõe esta fazenda de uma boa instalação de beneficiar o café; ali se cria gado e cavalos, em pequena escala; e há também culturas de milho, arroz, cereais etc.
O dr. Francisco Valladares advoga no Rio de Janeiro, onde tem escritório à Rua da Alfândega, 86, conjuntamente com seu pai dr. Benedicto Valladares, professor de Direito Civil na Faculdade do Rio de Janeiro, e com seu irmão dr. Ignacio Valladares, advogado de várias companhias, algumas das quais inglesas.
Dr. Josino Alcantara de Araujo - O dr. Josino Alcantara de Araujo, deputado federal pelo 5º distrito de Minas Gerais, nascem em 1866, em Pouso Alegre. Estudou em São Paulo, onde se formou em Direito em 1866. No ano seguinte, foi eleito deputado provincial. Por ocasião da proclamação da República, veio para o Rio e começou a advogar. Em 1892 foi nomeado juiz de Direito em Baependi, cargo que exerceu até 1896. Foi depois para Juiz de Fora. Eleito, em 1899, fiscal do Banco Crédito Real de Minas Gerais, resignou esse cargo e voltou a exercer a sua profissão em Juiz de Fora. Em 1906, foi nomeado chefe de Polícia do estado de Minas Gerais,no governo do dr. João Pinheiro, cargo esse que exerceu até 1909, quando foi eleito deputado federal pelo 5º distrito. Em 1912, foi reeleito.
O dr. Alcantara de Araujo é proprietário da Fazenda de São Manoel, situada a 6 quilômetros de Juiz de Fora. D área de 75 alqueires e com 80.000 pés de café, essa fazenda produz 2.000 arrobas por ano. O dr. Josino de Araujo reside em Juiz de Fora, onde é, ainda, co-proprietário do importante estabelecimento industrial Mecânica Mineira.
Dr. Candido Teixeira Tostes - O dr. C. Teixeira Tostes nasceu em Juiz de Fora em 1843. Fez os seus estudos em São Paulo; e voltando a Juiz de Fora, em 1867, começou a exercer a sua profissão de advogado. O dr. Candido Teixeira é fazendeiro, industrial, e possui vários engenhos. Entre as suas fazendas, contam-se: a de São Roque, no município de Mar de Espanha, com 80 alqueires; a de São Mateus, comprada em 1890, com 620 alqueires geométricos e 1.000.000 de pés de café, dos quais 400.000 novos, produzindo 43.000 arrobas anualmente. Esta fazenda fica a 12 km da estação de Mathias Barbosa e a igual distância de Juiz de Fora. A fazenda produz também cereais para o seu consumo e tem grande número de cabeças de gado.
O dr. Candido Teixeira possui ainda a fazenda Fortaleza de Sant'Anna, no município de Juiz de Fora, próxima a uma estação da Estrada de Ferro Juiz de Fora ao Piau, com 740 alqueires geométricos, dos quais 300 em matas. Tem esta fazenda 600.000 pés de café, com uma colheita anual de 20.000 arrobas, e, além desta cultura, cereais, feijão, arroz, cana-de-açúcar e fumo. Existem ali 1.700 cabeças de gado bovino, 80 cavalos e bestas; e a produção de leite, que sobe a 500 litros, é aplicada à fabricação de laticínios diversos.
O suprimento de água para a fazenda é obtido do Rio Piau, que passa próximo. Possui ainda a fazenda excelentes maquinismos para café, arroz, cana-de-açúcar; e produz de 100 a 200 pipas de aguardente por ano.
O dr. Candido Teixeira Tostes tem três filhos: coronel Sebastião Tostes e José de Rezende Tostes, ambos fazendeiros; e dr. João de Rezende Tostes, advogado.

Nenhum comentário: